Blog Plurilingüe del IES Odón Betanzos Palacios

Blog Plurilingüe del IES Odón Betanzos Palacios
"Quien no conoce lenguas extranjeras nada sabe de la suya propia" (J.W. von Goethe)

viernes, 23 de octubre de 2015

Não só fado: Capicua, rapper portuguesa.

Ana Matos Fernandes, mais conhecida por Capicua, é conhecida no mundo da música pelo seu rap distinto. O que muitos não sabem é que esta MC também é socióloga. Capicua é natural do Porto, fez a licenciatura em Sociologia em Lisboa e o doutoramento em Geografia Humana em Barcelona. Com o final dos estudos, aos 23 anos, não queria arranjar emprego: “O que eu queria era fazer música”, diz.

No seu rap Vayorken (“Nova Iorque” na linguagem de Ana Matos enquanto criança) ouvimo-la a lembrar de onde vêm o “brinc dance” (o breakdance, entenda-se), o graffiti, o hip-hop e Jane Fonda — “de Vayorken”, claro.


LETRA: Quando for grande, vou ser Prof. de Wind Surf Enquanto danço, rodo e faço "Brinc Dance" Que como a Jane Fonda é de Vayorken E em Vayorken a gente diverte-se imenso! Era pra ser Artur e nasci Ana, "Ana quê?" "Ana só" "Ana Só?" "Sim, só Ana!" Era percentil 90 nos anos 80 E entre colheradas chorava sempre faminta Sempre vestida como mini comunista Com roupas que a mãe fazia com modelos da revista E eu queria ser pirosa, vestir-me de cor de rosa Vestir de Jane Fonda na ginástica da moda Com sabrina prateada, licra colante Crina de pequeno pónei bem escovada, espampanante. Tinha a mania de pôr as cores a condizer, no meu entender, rosa com vermelho não podia ser! Uma noctívaga que não dormia a sesta E de manhã sempre quis menos conversa, Uma covinha só de um lado da bochecha Adormecia com o pai e a mesma canção do Zeca! Era sempre mais Mafalda do que Susaninha Ai de quem dissesse mal do Sérgio Godinho Ainda tenho alguns postais prá "gentil menina" Enviados pelos pais de um qualquer destino. E se alguém me perguntar pelo pai e pela mãe? Eu sei!! Sei! Foram pa Vayorken, Vayorken Foram pa Vayorken, Vayorken, Vayorken! Com dois anos o primeiro palavrão Cheia de medo em cima do escorregão Mau feitio bravo, vício de gelado Todo o sábado, sagrado, mesmo durante o inverno Acabava com a arca do café ao pé do prédio E ainda comi os gelados que eram do meu primo Pedro Ana da Bronca, sempre do contra E coragem de fechar duas miúdas na arrecadação Às escuras, pobres criaturas Por me serem impingidas como amigas à pressão No infantário dei o meu 1º beijo Ainda me lembro como se fosse hoje Contei à minha avó que tanto se riu Que até debaixo da mesa com vergonha me escondi O tal espigueiro e o gato amarelo No meu poema no novo caderno, Muito elogio pela redação E muita paciência pró poder d' argumentação! O "Brinc Dance" vem de Vayorken... O Grafitti vem de Vayorken... O Hip Hop vem de Vayorken... Vayorken, Vayorken, Vayorken... O "Brinc Dance" vem de Vayorken... A Jane Fonda vem de Vayorken... O Wind Surf ...

No hay comentarios:

Publicar un comentario