Durante os meses de novembro e de dezembro os alunos e alunas das turmas de português tiveram a oportunidade de realizar algumas
atividades que, através do uso do cinema como recurso didático, visavam pô-los em contato com mais um elemento da cultura
portuguesa, além de favorecer as destreças linguísticas deles na língua portuguesa.
![]() |
Alunos da turma do terceiro ano com a Rosa a a Rita, leitoras de Português. |
Assim, no dia 29 de novembro, os alunos da turma do 3º ano, foram para Sevilha assitir ao filme John From, do realizador português João Nicolau.O film conta a história da Rita uma menina lisboeta que se apaixona do seu vizinho, um jornalista gráfico, e das tranformações que esse amor produz na percepção da realidade dela. Um filme sobre o poder transformador do amor que não pode ser visto com os olhos da mente, mas do coração.
Depois do filme, os meninos foram convidados a falarem com o realizador e as atrizes protagonistas (em português, claro).
Neste mês de dezembro, todas as turmas assistiram à curta-metragem Virtual, do jovem realizador portimonense Joel Duarte. Na curta, alerta-se sobre os perigos dos depredadores sexuais nas redes da internet como o facebook, o skype ou o instagram.
![]() |
O Joel Duarte durante a apresentação da curta-metragem |
O Joel Duarte, que é colega da nossa auxiliar de conversação, Rosa Nunes (a quem temos de agradecer a maravilhosa possibilidades que nos brindou), veio ter connosco para falarmos do filme e do mundo da criação audiovisual em geral.
Também teve lugar na escola a ante-estreia da sua nova curta, Ate ao fim, um dia antes da estreia em Portimão.
Esta curta foi seleccionada para o Festival de Cinema de Hong-Kong, na China.